Vídeos Educativos
A primeira parte aborda a classificação dos alimentos segundo seu grau de processamento (in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados), além dos 5 primeiros passos do Guia Alimentar:
1) Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
2) Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
3) Limitar o consumo de alimentos processados;
4) Evitar o consumo de alimentos ultraprocesaados;
5) Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.
Já a segunda parte aborda os 5 passos restantes do Guia Alimentar:
6) Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
7) Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
8) Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
9) Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
10) Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do DAB (CGAN) produziu, em parceria com Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vídeos educativos para tratar da alimentação saudável nas escolas. Voltados para profissionais de saúde e de educação que participam do Programa Saúde na Escola (PSE), o material busca proporcionar e promover a ampliação da discussão sobre alimentação saudável no ambiente escolar. A série integra um conjunto de materiais de apoio que vem sendo produzidos pela CGAN para apoiar as ações de promoção da saúde do Programa Saúde na Escola. Os vídeos são uma das ferramentas disponibilizadas para despertar o interesse e a participação dos educandos e de toda a comunidade escolar e promover a construção coletiva do conhecimento sobre Alimentação e Nutrição no mundo contemporâneo. Além de valorizar um tema tão transversal que é a alimentação, a ideia é aproximar o assunto do cotidiano dos estudantes.
Este é um vídeo voltado para estudantes do Ensino Fundamental I que aborda os temas cultura alimentar, comensalidade e grupos de alimentos, por meio da história de Nico, um menino que descobre o valor da cultura alimentar de sua família quando realiza uma tarefa escolar.
Este é um vídeo voltado para professores e profissionais de saúde que aborda as dimensões da alimentação e os componentes do sistema alimentar e, ainda, a importância da promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar.
Este é um vídeo voltado para estudantes do Ensino Fundamental II aborda o tema dos alimentos ultraprocessados por meio da história de dois adolescentes que investigam sobre o tema depois de se depararem com a cantina.